Telefone: 55+ (13) 3237.7303 serta@sertaltda.com.br

Notícias

jane

Tendências de marcado para 2015

21/02/2015 12:20

Qual a tendência do preço dos imóveis para os próximos meses e 2015?

Não existe um consenso entre os especialistas do mercado imobiliário sobre a tendência do preço dos imóveis para os próximos meses e para o primeiro semestre de 2015. Alguns afirmam que existe uma forte tendência de estabilização de preços por causa da grande oferta e a maioria continua acreditando na valorização dos imóveis, porém de maneira mais contida.

Valorização excessiva dos imóveis e a queda nas vendas

Desde 2008 os preços dos imóveis vieram numa crescente valorização. Os lançamentos imobiliários também aumentaram muito nos últimos 06 anos e neste mesmo período a procura por imóveis novos também aumentou significativamente. Entretanto a alta valorização dos imóveis promoveu uma queda nas vendas neste ano de 2014. Assim cresceu a instabilidade do mercado imobiliário acreditando que uma possível bolha imobiliária brasileira estaria prestes a estourar. Por ser um ano atípico por causas dos eventos esportivos e eleições presidenciais o mercado deu uma “freada” e a queda nas vendas foi sentida pelas empreendedoras do mercado imobiliário.

Preço dos Imóveis

Desaceleração do preço dos imóveis

Com muitos imóveis novos “encalhados” os valores começaram a desacelerar. As construtoras de todo o país estão literalmente liquidando os seus estoques. Está é uma estratégia para tentar alavancar as vendas no último trimestre de 2014. Se pretender comprar um imóvel este é o momento de pesquisar e pechinchar, principalmente se você tiver em mãos valor em torno de 40% da casa ou apartamento para dar de entrada, pois sua margem de negociação vai ser bem maior. Entretanto, esta desaceleração não quer dizer “desvalorização” dos imóveis, a tendência de agora em diante é a valorização acontecer de uma maneira mais real e lenta.

Com o aumento da oferta no mercado imobiliário os preços dos imóveis vão cair em 2015?

Esta é uma pergunta recorrente hoje no ramo imobiliário, mas o que a maioria dos especialistas afirma é que não haverá uma queda vertiginosa de preço dos imóveis, o que caracterizaria o “estouro da bolha imobiliária”. Acredita-se na recuperação do mercado com um crescimento menor do que aconteceu na última década e que os imóveis continuarão se valorizando de acordo com a real demanda do mercado, principalmente nas regiões que apresentam boa infraestrutura. Este é o melhor momento para quem quer comprar! O indivíduo que pretende comprar um imóvel e apostar na queda de preço dos imóveis em 2015 pode sair perdendo.

As construtoras se tornaram mais cautelosas

Os grandes empreendedores imobiliários estão muito mais cautelosos em relação ao lançamento de novos empreendimentos principalmente os de grande porte. Embora acreditando que o mercado imobiliário vai retomar o fôlego, os novos lançamentos estão sendo muito bem analisados esperando o melhor momento para acontecer.

A grande tendência são lançamentos de imóveis pequenos

Existe uma demanda real e crescente no Brasil nos últimos anos, a procura por imóveis pequenos. Hoje cada vez mais indivíduos jovens compram seu primeiro imóvel, estes compradores em potencial privilegiam seus estudos e sua carreira profissional. Os imóveis menores atendem perfeitamente o perfil destes clientes, que procuram preferencialmente apartamentos de um quarto, com uma vaga na garagem e localizados em regiões com uma boa infraestrutura. Estes imóveis devem continuar se valorizando mais em 2015, pois por enquanto a demanda ainda é maior que a oferta.

O mercado imobiliário vive uma grande ressaca

Depois de anos de crescimento e valorização, parece que o mercado imobiliário acordou no dia seguinte de uma grande festa com uma enorme dor de cabeça e com algumas pendências para serem resolvidas. A concessão de crédito está mais difícil e quase se esgotou o ritmo do crescimento do país também sofreu uma queda considerável, os juros da taxa Selic voltaram a aumentar, a inadimplência continua crescendo e as famílias estão muito endividadas. Com este cenário desfavorável o mercado imobiliário vive uma expectativa de melhoria em médio prazo readequando os empreendimentos para atender a nova realidade brasileira.

Resumo:

  • Existe uma tendência de desaceleração da valorização dos imóveis para os próximos meses e para 2015;
  • As construtoras estão fazendo promoções para vender as unidades encalhadas em todo o Brasil;
  • Este é o momento para quem pretende comprar um imóvel conseguir descontos e outras vantagens;
  • A perspectiva é de estabilização do mercado sem que aconteça o “estouro da bolha imobiliária”;
  • Os imóveis continuarão se valorizando, porém de maneira mais realista e lentamente;
  • As construtoras estão mais cautelosas em relação a novos lançamentos;
  • Os imóveis menores continuarão se valorizando mais;
  • O mercado vive uma expectativa de melhoria em médio prazo.

Na sua opinião o preço dos imóveis continuarão a aumentar? Comente aqui em baixo e nos diga o que pensa.

Por Fabiana Santos